quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Suportes

Foram articulados diferentes suportes como elementos expressivos dos diferentes afetos. Empregou-se o algodão cru, TNT (tecido não-tecido), linhagem e juta , colados com vinil sobre fibra Eucatex, selados com tinta vinílica reforçada com cola igualmente vinílica a 20%.
Seguem-se detalhes dos suportes escolhidos já fixados em placas de Eucatex, ainda sem o tratamento de tinta de base e fixação vinílica.
Foto 1- Detalhe de tela em algodão cru.Foto 2- Detalhe de tela em linhagem.Foto 3- Detalhe de tela em juta.Foto 4- Detalhe de tela em TNT.

Os suportes e os trabalhos concluídos foram preservados com pulverização de óleo essencial de cravo .
As diferentes tramas do suporte permitiram tessituras distintas e diversas possibilidades de estratificações resultando em efeitos de transparência e refração bem peculiares, principalmente quando articuladas com a volumetria das pinceladas e variações de extratos cromáticos.
A tela de algodão cru cria superfície áspera, regular, mas que permanece fosco com extrato magro. Pareceu adequado para representar a primavera, imatura, novidadesca, promissora.
A linhagem produz superfície irregular, pesada, de difícil trabalho; sugere rusticidade e vibração; O relevo acentuado permite exploração de estratificação em diversos planos, resultando em camadas mais profundas foscas e mais externas brilhantes. Foi escolhida para representar o peso do calor do verão, sua abrasividade, até mesmo a canícula .
A juta proporciona superfície regular, mas com relevo destacado. Apresenta mais brilho, mas ainda existe fundo opaco a ser explorado. Pareceu adequada para representar a fartura, a opulência e as cores terrosas do outono.
As telas de algodão cru, linhagem e juta proporcionam pelo relevo um efeito algo assemelhado ao sgraffito, mas obtido praticamente de modo inverso: pela sobreposição de estratos em sentidos diferentes e profundidades variadas.
O TNT empregado é uniforme e plano, oferecendo superfície lisa e que não comporta estratificações muito complexas. Camadas médias de tinta de espessura já tendem a refração muito elevada. A necessidade é de estratos bem magros para produzir o sfumato que represente a frieza do inverno, os cinzentos da morte e o negro do fim.

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