terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mimese

Platão aponta os fundamentos que permitiam a contraposição entre pintura e poesia no décimo livro da República. O filósofo estabelece três aspectos em que podem assentar os pontos de contacto existentes entre pintura e poesia: o ontológico, o gnosiológico e o psicológico, isto é, o âmbito da essência própria da atividade: a imitação (mimesis), reapropriação dos conhecimentos, dos lugares comuns, inexistentes em relação à fabricação e ao uso do que está a representar, mas apenas no que toca sua aparência e aos efeitos produzidos no espectador.

A relação entre esses aspectos foi compreendida como circular e contínua.
Clique na figura
para ampliar


Chama-se à reapropriação entre campos de expressão estética distintos mimese transversal, postulando que seja a emulação complexa e abrangente, capaz de fornecer elementos expressivos mais compreensivos em sua amplitude retórica.
Na expressão platônica, essa mimese transversal processa no campo gnosiológico, mas permite melhor aproximação do ser pelo aprofundamento da emulação mimética e, conseqüentemente, produzirá efeitos psicológicos mais abrangentes.
No território do design gráfico – modernamente – e na arte discreta – desde sempre – é que se encontra o maior potencial para a criação de imagens ligadas à palavra escrita, quando elegemos diferentes corpos e famílias tipográficas (fontes – em editoração eletrônica), cores e disposições, formando novos universos de relações e significados com os objetos do mundo.
Ao se fazerem abordagens poéticas comparativas, inclusive literárias, musicais e certamente pictóricas, fazem-se com a aceitação implícita de se transcenderem estudos comparativos estrito senso. Arte comparativa é campo expandido que continua se abrindo para outras áreas, outras disciplinas e para temas mais amplos que a estética, que cruzam as fronteiras presumidas entre as ciências e as artes. Esse diálogo interdisciplinar é compreendido como conjunto de mimeses transversais, nas quais os topoi são na verdade transdisciplinares.
A proposta de abordagem comparativa, transversal e interdisciplinar de mimese parte da atitude hermenêutica e heurística para com os diversos saberes visando instaurar diálogo entre eles, construindo conhecimentos válidos para a estrutura e métodos da prática pictórica no contexto atual. Trata-se de atitude de reinterpretação dos conhecimentos teóricos, sistematizados para a descoberta de conceitos e referências iconográficos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.
Há mais de dez anos revisando textos com competência e pontualidade.

Postagens populares