MANFREDI, Bartolomeo c.1610
Óleo sobre tela, 134 x 91,5 cm.
As Quatro Estações são, acima de tudo, a celebração das múltiplas impressões de cada indivíduo ou coletivas das mudanças de estações, inspirando a evocação do universo inteiro de emoções associadas a elas e às transições climáticas e ontológicas envolvidas. Num desses exemplos pioneiros de “programa de música”, Vivaldi teria se esforçado para completar a experiência do público exibindo pinturas e sonetos para os músicos e para a platéia. A partitura foi marcada com letras do alfabeto correspondendo às mesmas nos sonetos, apontando assim para o instrumentista que frases musicais se referem a que linhas na respectiva descrição nos poemas.
A autoria destes sonetos não é confirmada , embora se acredite que eles descrevem a música tão bem que Vivaldi seja perfeito candidato a tê-los escrito. Mas para o efeito do Programa Iconográfico, de fato, essa atribuição não é de todo importante, já que o próprio Vivaldi reconhece e admite a conexão dos sonetos à sua música.
Adite-se que não foi encontrada nenhuma contestação de autoria, portanto a subsunção dos sonetos no universo vivaldiano parece perfeitamente legítima.
Adite-se que não foi encontrada nenhuma contestação de autoria, portanto a subsunção dos sonetos no universo vivaldiano parece perfeitamente legítima.
Vejam-se também os sonetos de Vivaldi em versão brasileira e versão portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário