quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O ciclo das estações

Fragmento de: O Tempo… e o eterno retorno
de Polia´s Blog
"As Quatro Estações concebidas assim como um ciclo que se repete num esquema de eterno retorno, definem um ritmo temporal quaternário da vida, acompanhando as suas etapas ou idades da vida humana . É a ordem quaternária da Natureza que estabelece correspondências como estas: cada ponto cardeal, no plano, determina uma estação, um elemento, uma idade, uma fase do sol e outra da lua. Assim temos:

  • ESTE - Primavera, Ar, Infância, Amanhecer, Lua crescente
  • SUL - Verão, Fogo, Juventude, Meio-dia, Lua cheia
  • OESTE - Outono, Água, Maturidade, Entardecer, Lua minguante
  • NORTE - Inverno, Terra, Velhice, Noite, Lua nova

No emblema “Buela el tiempo irrevocable” o Tempo é interpretado pela sucessão das Quatro Estações personificadas por quatro figuras que marcham (como o Tempo) compostas com os atributos de cada Estação, e da correspondente Idade ou Etapa da vida. O cortejo caminha acompanhado por um putto alado que segura um relógio de sol, em clara alusão à rápida passagem do Tempo na vida humana. Aparece ainda a lua, com as suas fases em contínua mudança, e a “Ouroboros”, a cobra egípcia que morde a própria cauda, fazendo referência aos ciclos eternos do Tempo."
“Buela el Tiempo Irrevocable”,
emblema 84 in Teatro Moral de la Vida Humana ,
Bruxelas, 1672

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada por divulgar um post do meu blog, cujo texto em causa fez parte da minha tese de mestrado. O tema das Estações é muito complexo e susceptível de ser abordado em múltiplas dimensões, uma vez que tem característas exactamente intemporais, aparecendo ao longo de várias épocas, geografias e formas. A abordagem que está a fazer parece ser muito interessante. Os meus cumprimentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.
Há mais de dez anos revisando textos com competência e pontualidade.

Postagens populares