quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Invenção

Inventio – do grego Euresis (invenção): buscar todos os argumentos e outros meios de persuasão relativos ao tema do discurso. REBOUL, 2000.
Para levar a cabo a preparação heurística do material do discurso estético; base da invenção direcionada aos sentidos, res quæ significantur, os significantes que só obterão os significados adequados na Elocução , foi feito o levantamento das alegorias clássicas segundo os cânones de Cesare RIPA , a partir dos eixos literários e musical, e delas feita a eleição para o Programa Iconográfico segundo o roteiro de intertexto. Outras referências constantes são HORAPOLO , em seu Hieroglyphica, que se tornou tópos desde sua primeira impressão, no século XVI, e ALCIATO , tradutor da obra de Horapolo.
Também foram feitos levantamentos em dicionários contemporâneos de símbolos, complementarmente.
As alegorias obtidas nas diversas fontes foram organizadas em quadros comparativos dos quais se pudesse montar síntese lógica inspiradora da busca pela representação metonímica mais pertinente para a linguagem desejada. Do complexo de signos obtidos, buscou-se representação sintética, limpa, mas que alcançasse a profundidade do tema.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.
Há mais de dez anos revisando textos com competência e pontualidade.

Postagens populares