quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Poética

Este texto trata principalmente dos aspectos retóricos do Programa Iconográfico, descrevendo e analisando sua gênese e sua proposta de discurso. Como levantamento retórico, esteve apontando o que pode ser ou não ser, hipóteses constituintes ontológicas no texto pictórico. Quanto aos elementos da Poética do Programa, estarão indicando alguns aspetos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Em certo sentido, e em linguagem acadêmica atual, serão apontadas algumas conclusões – com plena consciência de seu caráter provisório – e indicativos de continuidade da investigação estética e pictográfica. O que não é, mas pode vir a ser.
A investigação estética, investigação pela produção e para a produção, assim como a investigação pelo conhecimento, têm a característica de que, concluída a etapa, ela já pode ser reiniciada, pois se não tiver sido trilhado o caminho do conhecimento do que fazer, certamente já se terá progredido em alguns passos na direção contrária do que não se fazer.
Posto que, poeticamente, o artifício resulte de maquinações do engenho e do instrumento, significando a ficção produzida com arte e indústria visando fim determinado, as invenções, fricções e experimentalismos – esta a novidade – serão os fios a moverem essa máquina do poema visual, na contemporaneidade, exercitando-se a poética cujo impacto estético decorra da forma utilizada, da configuração das imagens no espaço do suporte que a suplemente .
A questão que se coloca não é se o belo, de alguma forma, foi alcançado pelo Programa Iconográfico, mas antes se – por se prender tão fortemente quanto foi desejado a elementos ligados ao belo residente na grandeza, na unidade, na proporção e na ordem preconizadas pela retórica – terá havido aproximação desse desiderato, ainda que não haja enteléquia.
A questão seguinte é se as qualidades dinâmicas do produto: tensão, energia, força, vibração, atração, inerentes à sensibilidade contemporânea, foram conjugadas no construto em harmonia ou contraponto às noções de balanceamento (proporção e ordem), composição (unidade), espaço (grandeza) do mesmo modo, poeticamente.
Na fugacidade da pesquisa estética, apesar do esquema flagrantemente aristotélico da retórica e seus desdobramentos, pela ambigüidade e polissemia dos instrumentos verbais e não-verbais das obras que foram objeto direto da Mimese , dos quais foram extraídos os topoi , o referencial resta mais alicerçado no pensamento platônico.
O tempo da doutrina (a Monografia) concomitante ao engenho (o Programa Iconográfico) estabelece uma promiscuidade salutar entre os elementos temporais cronológicos e kairológicos, resultantes dessa busca de meta-referências e especularidade intertextual, trazendo a desordem como ponto de partida para a invenção. Desordem inventiva, daquela situada à borda do caos. A questão deste tempo não-reconciliado vai tornando nítida uma série de paradoxos na disposição do invento, no corpo de cada figuração, paradoxos que se aceleram e se retroalimentam no desvelamento recíproco de doutrina e engenho.
O Programa Iconográfico é exercício estético pautado pela forma, território por excelência da retórica. Mas como discurso pretensamente convincente, em delícia de atração e repulsa, é autoconvincente – ou procura sê-lo. Assim, nos meandros nas metáforas e metonímias, no abscôndito das polissemias e da complexa trama intersemiológica poderá ser encontrada a autopoiesis.
No discurso de forma rígida, de referências tópicas constantes, na transdisciplinaridade entre lugares-comuns, ressurge ou fulgura a autoria personalíssima, expressão de genótipo, mas sobretudo fenótipo, inexoravelmente constituído de mimeses consciente ou inconscientemente hauridas. A essência do ser se sobrepondo, contrapondo ou – mais que tudo – se expondo em discurso pictográfico e poético que, como representação do ciclo da vida, metaforizado nas estações do ano, trata da projeção da experiência e expectativa vivenciais pelas lentes dos lugares-comuns emulados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.
Há mais de dez anos revisando textos com competência e pontualidade.

Postagens populares