quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ação

Bartolemo Manfredi,
Alegoria das Quatro estações,
c 1610, Óleo sobre tela, 134.6 x 91.4 cm
The Dayton Art Institute, Ohio

O texto pictórico de As Quatro Estações apresenta-se e apresenta arte e poesia. Sua apresentação demanda espaço e se pauta pela Disposição preconizada. Mas essa apresentação é recurso retórico integrado na Elocução com o objetivo de alcançar as significações e públicos desejados.
Todos os elementos integrantes do Programa, textos, suporte, signos, personagens, foram articulados – ou seja – postos com arte. Isso significa que cada aspecto da estrutura demandou conhecimento de fatores e variáveis intervenientes no resultado e que a operacionalização das ações tinha escopo adrede concebido. À natureza específica dessa forma de operacionalização é que se chama arte.
O referido escopo de se pôr com arte os elementos em interação significativa é construto que, por ter um tipo linguagem caracterizada pela complexidade do belo, pela polissemia, pela flexibilidade e por muitos mais aspectos que têm sido motivo de querelas teóricas há milênios, por essa especificidade tão fugidia, mas totalmente perceptível, rege a arte de modo muito especial e se chama poesia.
O Programa Iconográfico é poesia visual transdisciplinar; a interdisciplinaridade latente na ação em movimento percebido na natureza ambígua do construto. O projeto interdisciplinar nasceu de locus limitado, portanto contextualizado – passou pela recuperação ampla da memória – e pela análise conceitual – para a compreensão de elementos interpretativos do cotidiano; foi necessário compreenderem-se as linguagens em sua expressão e comunicação, linguagens reflexivas, especulares ressonantes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.

Tese ou dissertação precisa de revisão da Keimelion.
Há mais de dez anos revisando textos com competência e pontualidade.

Postagens populares