Bartolemo Manfredi,
Alegoria das Quatro estações,
c 1610, Óleo sobre tela, 134.6 x 91.4 cm
The Dayton Art Institute, Ohio
Alegoria das Quatro estações,
c 1610, Óleo sobre tela, 134.6 x 91.4 cm
The Dayton Art Institute, Ohio
O texto pictórico de As Quatro Estações apresenta-se e apresenta arte e poesia. Sua apresentação demanda espaço e se pauta pela Disposição preconizada. Mas essa apresentação é recurso retórico integrado na Elocução com o objetivo de alcançar as significações e públicos desejados.
Todos os elementos integrantes do Programa, textos, suporte, signos, personagens, foram articulados – ou seja – postos com arte. Isso significa que cada aspecto da estrutura demandou conhecimento de fatores e variáveis intervenientes no resultado e que a operacionalização das ações tinha escopo adrede concebido. À natureza específica dessa forma de operacionalização é que se chama arte.
O referido escopo de se pôr com arte os elementos em interação significativa é construto que, por ter um tipo linguagem caracterizada pela complexidade do belo, pela polissemia, pela flexibilidade e por muitos mais aspectos que têm sido motivo de querelas teóricas há milênios, por essa especificidade tão fugidia, mas totalmente perceptível, rege a arte de modo muito especial e se chama poesia.
O Programa Iconográfico é poesia visual transdisciplinar; a interdisciplinaridade latente na ação em movimento percebido na natureza ambígua do construto. O projeto interdisciplinar nasceu de locus limitado, portanto contextualizado – passou pela recuperação ampla da memória – e pela análise conceitual – para a compreensão de elementos interpretativos do cotidiano; foi necessário compreenderem-se as linguagens em sua expressão e comunicação, linguagens reflexivas, especulares ressonantes.
Todos os elementos integrantes do Programa, textos, suporte, signos, personagens, foram articulados – ou seja – postos com arte. Isso significa que cada aspecto da estrutura demandou conhecimento de fatores e variáveis intervenientes no resultado e que a operacionalização das ações tinha escopo adrede concebido. À natureza específica dessa forma de operacionalização é que se chama arte.
O referido escopo de se pôr com arte os elementos em interação significativa é construto que, por ter um tipo linguagem caracterizada pela complexidade do belo, pela polissemia, pela flexibilidade e por muitos mais aspectos que têm sido motivo de querelas teóricas há milênios, por essa especificidade tão fugidia, mas totalmente perceptível, rege a arte de modo muito especial e se chama poesia.
O Programa Iconográfico é poesia visual transdisciplinar; a interdisciplinaridade latente na ação em movimento percebido na natureza ambígua do construto. O projeto interdisciplinar nasceu de locus limitado, portanto contextualizado – passou pela recuperação ampla da memória – e pela análise conceitual – para a compreensão de elementos interpretativos do cotidiano; foi necessário compreenderem-se as linguagens em sua expressão e comunicação, linguagens reflexivas, especulares ressonantes.
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